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Sorriso: Ari Lafim declara que Ferrogrão é esperança para a economia e a segurança viária

O prefeito de Sorriso, Ari Genésio Lafin (PSDB), destacou a importância do projeto Ferrogrão para a economia e o agronegócio durante uma entrevista na manhã deste domingo (28) na Jovem Pan News. Ele ressaltou que a ferrovia será fundamental para o escoamento da produção e aprimoramento da logística, trazendo benefícios significativos para a região.


Para o prefeito, a aprovação do projeto da Ferrogrão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cujo julgamento será retomado na quarta-feira (31), é essencial para impulsionar o comércio e a infraestrutura logística local. Lafin ressaltou a importância de buscar o apoio do governo e das autoridades do Supremo para entender o propósito desse projeto, considerando o aumento da produção agrícola na região.

"Acredito que a logística é um dos assuntos principais a serem discutidos nesta quarta-feira, dia 31. Precisamos do apoio do governo e, principalmente, das autoridades do STF para compreender o intuito desse projeto. Na última safra, atingimos a marca de 90 milhões de toneladas de soja e milho, além do algodão e de outros produtos produzidos em nossa região", enfatizou o prefeito.


Lafin também ressaltou que a construção da Ferrogrão desafogará a BR-163, contribuindo para a redução do número de acidentes. Ele destacou que a rodovia está saturada em termos de transporte de cargas, resultando em graves acidentes frequentemente. O prefeito acredita que o debate sobre o projeto na quarta-feira será analisado com cuidado, considerando tanto o desenvolvimento econômico quanto a preservação de vidas.


A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo PSOL será analisada pelo STF no dia 31. Essa decisão definirá o futuro do projeto da Ferrogrão, que visa conectar Mato Grosso aos portos do Norte. Desde 2021, o projeto está suspenso por uma medida cautelar do ministro Alexandre de Moraes.


A Ferrogrão é uma das ferrovias mais importantes do país e desempenhará um papel logístico fundamental no escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, o maior produtor de grãos do Brasil. Com uma extensão de 933 quilômetros, a ferrovia ligará Sinop a Miritituba, distrito de Itaituba, no Pará. A partir de lá, as cargas serão transportadas por hidrovias até os portos do Arco Norte, com destinos na Ásia, África e Europa.


Atualmente, 28% dos grãos de Mato Grosso são transportados pela BR-163. Com a Ferrogrão em operação, a expectativa é que 70% desses grãos sejam escoados pela ferrovia. Além disso, a Ferrogrão possibilitará uma redução de custos de frete entre 30% e 40%, conforme explicou o prefeito Lafin.

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