Norte Show começa em Sinop e se consolida entre as maiores do Centro-Oeste
- Reinaldo Stachiw
- 15 de abr.
- 2 min de leitura
A Norte Show começou hoje no parque de exposições da Acrinorte, que organiza a feira juntamente com o Sindicato Rural. Tem 400 expositores de maquinários e implementos agrícolas, drones, caminhões, veículos, insumos e demais produtos para agricultura e pecuária, cooperativas de crédito, dentre outros e com projeção de, até 5ª feira, os expositores negociarem R$ 4 bilhões.

O ciclo de palestras técnicas teve, hoje, o jornalista Caio Copolla. Também farão palestras os deputados Nikolas Ferreira, Ricardo Salles e o ex-ministro Aldo Rebello.
A abertura oficial foi, há pouco, no Tataresal, e prestigiada pelo governador Mauro Mendes, o prefeito Roberto Dorner, senadores Welligton Fagundes, Margareth Buzetti, deputados, presidentes de federações e sindicatos, lideranças empresariais e do agro.
O presidente da Acrinorte, Moises Debastiani, destacou que a feira “já é um sucesso”, com as vendas de estandes dos expositores tendo esgotado 15 dias antes e com fila de espera para o próximo ano. Ele disse ainda que expositores já fecharam negócios no primeiro dia e prospectaram vendas para o pós-feira. “Isso mostra que Sinop anda a passos largos, não temos medo do desafio que temos a frente”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural, Ilson Redivo, ressaltou que Sinop é o celeiro do agronegócio de Mato Grosso devido a coragem de pioneiros desbravaram há décadas.
O prefeito Roberto Dorner (PL) destacou as potencialidades da Norte Show e conclamou os políticos para se unirem e apoiarem a construção de um novo parque de exposições para a feira nos próximos anos, destacando que o evento, a cada ano, vem com mais forca a medida que a cidade cresce cada vez mais.
O governador Mauro Mendes destacou que a Norte Show já é uma das quatro maiores de Mato Grosso, apesar do pouco tempo de existência e renovou o compromisso com os produtores em continuar investindo na infraestrutura e no apoio ao setor.
Ele abordou a economia mundial e disse que está “perplexo” com o tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Estamos vendo um paradoxo, um pais comunista como a China está defendendo o livre mercado, o multilateralimo e o pais capitalista defendendo o mercado interno, o fechamento, o unilateralismo e é algo que há pouco tempo seria inimaginavel”, afirmou.
No entanto, ele tranquilizou o setor, afirmando que independente das consequencias, o Estado tem “competencia e capacidade de enfrentar os desafios dessa crise” assim como já superou outros desde o início de seu governo, independente das variaveis economicas ou climaticas.
Também participaram da solenidade da abertura o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, os deputados Ademilson Rocha, Diego Guimarães, os federais Nelson Barbudo e Jose Medeiros, o presidente do conselho da Rota Oeste, Cidinho Santos, secretários de Desenvolvimento Econômico César Miranda e de Segurança, César Roveri, e demais autoridades.
Comments