Lula manda demitir presidente do INSS após operação da PF
- Reinaldo Stachiw
- há 4 horas
- 1 min de leitura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou demitir o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, que foi afastado do cargo pela Justiça Federal nesta 4ª feira (23.abr.2025) depois de ser alvo de operação da PF (Polícia Federal) em um caso sobre desvios de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias por sindicatos e outras entidades.

A exoneração saiu no DOU (Diário Oficial da União) pouco depois das 18h. Eis a íntegra (PDF – 706 kB). Depois de ser noticiado que o petista havia determinado a demissão de Stefanutto, o ex-presidente do INSS, avisou a aliados que pediria demissão.
A publicação não o esperou, entretanto. Esta não cita o tradicional “à pedido” que indica que foi a pessoa quem pediu a demissão. Mais cedo, às 6h30, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e o ministro da CGU (Controladoria Geral da União), Vinícius de Carvalho, se reuniram com Lula no Palácio da Alvorada, em Brasília, para explicar a operação e as medidas adotadas. O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Sidônio Palmeira, também participou do encontro.
A demissão de Stefanutto deve ser publicada nas próximas horas no DOU (Diário Oficial da União). Ainda não há decisão se haverá uma edição extra da publicação ou se o fato sairá na edição regular de 5ª feira (24.abr.2025). A operação que mirou o chefe do INSS cumpriu 211 mandados judiciais de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em 13 Estados.
Comments