Falta de dentista na UBS 1 sobrecarrega atendimento odontológico em Tapurah
- Reinaldo Stachiw
- há 16 minutos
- 2 min de leitura
A população atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Tapurah, localizada na região central da cidade, enfrenta uma situação crítica: o atendimento odontológico está completamente suspenso. A demanda, que anteriormente era absorvida pela UBS 1, está sendo transferida para a UBS 4, no bairro Jardim Joelma, o que vem provocando sobrecarga e atrasos no atendimento dos pacientes.

Com o aumento repentino da procura na UBS 4, moradores da área de cobertura da UBS 1 estão sendo atendidos apenas aos sábados — um paliativo que, segundo relatos, não tem sido suficiente para dar conta da demanda reprimida.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Lilian Ortega, a paralisação do atendimento odontológico na UBS 1 se deve ao afastamento por motivos de saúde da dentista responsável. Ainda segundo ela, já foi solicitado o início de um processo seletivo para contratação de um novo profissional, mas para isso é necessário enviar à Câmara Municipal um projeto de ampliação do número de vagas no quadro da saúde pública.
Enquanto a situação não se resolve, quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar procedimentos odontológicos precisa esperar semanas por uma consulta. Nem mesmo os casos de urgência estão sendo atendidos, o que gera preocupação entre os usuários e expõe uma falha grave no serviço público de saúde bucal.
Apesar da limitação no atendimento, os procedimentos ainda oferecidos — como restaurações — continuam sendo realizados. A economia proporcionada por esse serviço é significativa: uma restauração simples, que pode ser feita gratuitamente pelo SUS, custa em média R$ 400 na rede particular.
A odontologia pública é fundamental para garantir qualidade de vida e dignidade à população, especialmente aos trabalhadores que não têm acesso a planos de saúde. A falta de profissionais compromete não só a saúde bucal, mas também a saúde geral da comunidade, que depende do SUS como única alternativa de cuidado.
A expectativa agora recai sobre a agilidade do Poder Executivo e da Câmara Municipal em viabilizar a contratação de novos dentistas para recompor a equipe e garantir um atendimento digno à população.
Comentários